O SporTV festejou uma liderança folgada na audiência sobre seus dois principais concorrentes (ESPN e Fox Sports) em 2015. Segundo dados do Ibope, a emissora fechada ficou 79% à frente dos outros canais de esporte na média de audiência em todo o ano.
Na TV fechada, o canal esportivo ficou atrás na audiência apenas das emissoras infantis. No horário nobre (19h à 1h), o SporTV foi o líder no ibope, incluindo os canais de desenhos animados.
Outro dado significativo do domínio do canal das Grupo Globo são as transmissões esportivas. Entre as dez com maior audiência no ano passado, nove vieram do SporTV.
Nessa lista, o grande destaque foi a exclusividade dos direitos de transmissão da Copa América. Sete partidas do torneio continental promovido pela Conmebol estão no top 10, sendo que o único jogo da seleção brasileira é o confronto com a Colômbia, na décima posição. A baixa representatividade dos confrontos do Brasil se deve ao fato de que tais partidas também foram transmitidas pela Globo.
LEIA MAIS: ESPN encerra 2015 com melhor audiência dos últimos 7 anos
A final do torneio, entre Chile e Argentina, que deu um inédito título da Copa América ao time da casa, foi a partida com maior audiência da TV fechada em 2015, impactando quase 3,5 milhões de pessoas no total, sendo o jogo mais assistido da história da TV paga no país.
Fora o torneio sul-americano de seleções, o SporTV também alcançou boa audiência no confronto entre Santos x São Paulo. O jogo, válido pela semifinal do Campeonato Paulista, foi o terceiro mais assistido na TV fechada. Já o confronto entre Chapecoense e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, terminou o ano como a nona maior audiência entre os assinantes.
O único duelo a furar esse bloqueio foi a partida entre Cruzeiro e São Paulo, durante os mata-matas da Libertadores. A partida, transmitida pela Fox Sports, foi a oitava audiência do ano, impactando mais de 1,6 milhão de pessoas.
Durante o ano, os telespectadores ficaram em média 40 minutos assistindo às transmissões e programas do SporTV. O segundo canal esportivo que mais tempo atraiu o público foi a ESPN Brasil, com média de 33 minutos de permanência.
Fonte: Ibope