A confecção esportiva francesa Le Coq Sportif vai ser relançada no Brasil. A marca voltará ao mercado nacional em março deste ano, e a previsão é que a primeira loja própria seja aberta no mês seguinte.
A Le Coq Sportif será operada no Brasil pela SPR. Em 2013, a empresa que gerencia franquias esportivas já havia recolocado no mercado nacional a fabricante de material esportivo Kappa.
Os dois projetos serão abastecidos pelo mesmo centro de distribuição, mas terão equipes diferentes para planejamento e representação. O contrato da SPR com a Le Coq vai até o fim de 2021.
O relançamento da Le Coq terá um investimento inicial de R$ 5 milhões. A SPR pretende abrir 20 lojas da marca até o fim de 2014 (as dez primeiras devem ser inauguradas ainda neste ano).
Nos planos da SPR, Kappa e Le Coq Sportif ocuparão espaços bem diferentes. A primeira foi lançada como uma marca de material esportivo, com vestuário, calçados e acessórios, e a segunda terá uma linha casual com inspiração esportiva.
O início da Le Coq Sportif remonta a 1882, na França, mas a marca foi registrada oficialmente apenas em 1948. Enquanto a Kappa será posicionada como concorrente de marcas como Adidas e Nike, o foco do novo projeto da SPR é bater de frente com a Lacoste, que também é proveniente do esporte.
“As duas trabalham em universos completamente diferentes. A Kappa é uma marca 100% esportiva, que faz parte de um universo em que estão Nike, Adidas, Penalty, Umbro, Topper e outras. Esse é o universo em que a gente quer ser a terceira principal marca no Brasil. A Le Coq é uma marca de life style. É uma marca esportiva, mas o foco é muito mais casual. Já foi uma marca, no passado, que estava no universo de esporte. No entanto, a marca foi vendida há poucos anos para um novo grupo, que reposicionou a empresa”, contou Felipe Franco, CFO da Kappa no Brasil.