Na Copa do Mundo, um dos sucessos de público foi o copo dado por Coca-Cola, Brahma e Budweiser na compra de bebida nos estádios. Agora, antes dos Jogos do Rio de Janeiro, a febre tem sido a minitocha dada pelo Bradesco no percurso do revezamento da Chama Olímpica.
O sucesso da “tochinha” é tanto que o estoque de 2 milhões de peças está quase no fim, confirmando a suspeita que havia no Bradesco pré-revezamento.
“Pensávamos num produto que fosse atrativo às pessoas, representativo do revezamento, tivesse boa exposição de marca e ainda de fácil transporte, já que rodaríamos o Brasil todo”, conta Fabio Dragone, gerente de marketing esportivo do Bradesco.
A ideia de fazer a tocha estilizada partiu de uma análise sobre os brindes em outros revezamentos. O Bradesco conta com consultores internacionais que têm auxiliado em algumas ações. Como nas arenas olímpicas a exibição de marca é proibida, a solução foi usar o revezamento para ter exposição – e lembrança – de marca.
“Eu fiquei um pouco surpreso. Houve algo parecido em Londres, um ‘bate-bate’, mas não era a tocha, não tinha o formato da tocha. Aqui teve esse formato, teve a cor, e as pessoas ficaram com ela e levaram era para casa como recordação”, afirma Vidar Eilertsen, consultor contratado do banco.
A “tochinha” tem chamado a atenção das crianças. No período em que o revezamento ocorre à noite, o Bradesco confeccionou tochas que brilham, que também passam a ser procuradas até mesmo nos carros de Coca-Cola e Nissan, os outros dois patrocinadores do revezamento que dão brindes aos torcedores nas ruas.
Durante os Jogos Olímpicos, as marcas não terão ações tão fortes de exposição de sua logomarca. Geralmente no Parque Olímpico alguns souvenirs são dados ao público, mas que não vão às arenas.