Uma pintura. Foi dessa maneira que o maior jornal da Argentina, o Clarín, definiu a nova camisa do Corinthians, lançada nesta semana com uma homenagem ao piloto Ayrton Senna. O uniforme teve repercussão maior do que o comum no exterior, mas, caso alguém de fora queira comprar o produto, terá que pagar também por uma passagem ao Brasil.
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A homenagem a Senna tem comovido o público nacional, mas também tem como pano de fundo um alcance internacional. A venda para fora do país, no entanto, não será realizada de forma oficial. Corinthians, Nike e Instituto Ayrton Senna, as três partes envolvidas na produção da camisa, confirmaram a informação.
Foto: Divulgação / Nike
Segundo a Máquina do Esporte apurou, o problema esteve com a licença da imagem do piloto, gerida pelo Instituto Ayrton Senna. Pelo acordo firmado entre as partes, Corinthians e Nike não poderiam fazer uso comercial dessa licença fora do país. À reportagem, a entidade que leva o nome do piloto não confirmou o veto, apenas que isso foi “estabelecido em negociação”.
Internamente, o Corinthians lamentou a imposição; o apelo de Senna era visto como uma oportunidade de abrir a marca a novos mercados. Oficialmente, a Nike afirmou apenas que ficou feliz que a camisa “tenha gerado desejo em outros territórios”. Internacionalmente, não é fácil medir uma possível demanda pela camisa, mas no Brasil as primeiras informações sugerem venda mais acentuada do que o comum, com saída rápida de produtos nos primeiros dias de comercialização.
A camisa em homenagem a Ayrton Senna faz referências aos 30 anos do primeiro título mundial do piloto e também à equipe Lotus, com cores e tipografia que remetem ao carro do brasileiro na década de 1980. O uniforme é uma aposta da Nike e do Corinthians para ter alta nas vendas e, para isso, tem contado com diversas ativações da marca e do próprio clube para divulgar o produto.
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O uniforme deverá ser exibido em campo pela primeira vez nesta sexta-feira (5), quando o time enfrenta o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. Durante a semana, o clube fez até venda da camisa que incluía um tíquete para a partida.
O jogo, que teve promoção de ingressos, deverá ter estádio cheio. Um dos planos é aproveitar a alta presença de público e fortalecer as lojas oficiais do estádio em Itaquera. Além da camisa, a Nike produziu bonés, casacos e linhas casuais com a mesma identificação, em referência a Senna e à Lotus.