A vitória do Brasil sobre a Costa Rica por 2 a 0 nos minutos finais da partida pela segunda rodada da fase de grupos gerou um recorde de audiência na CCTV, emissora pública da China que exibe o Mundial no país asiático.
Quando Philippe Coutinho abriu o placar para o Brasil, 62,8 milhões de chineses estavam sintonizados na partida, que foi exibida no horário nobre local. O jogo do Brasil, em média, atraiu 43,3 milhões de espectadores, número que representou a segunda maior audiência da CCTV na Copa de 2018.
Os números comprovam a aposta de empresas chinesas no patrocínio à Copa do Mundo, que tem sido bastante assistida pelo público na China. O país asiático tem o grupo Wanda como parceiro da Fifa e mais três empresas (Hisense, Mengniu e Vivo) como patrocinadoras do Mundial.
Além das quatro, a Yadea fechou um acordo regional para o mercado asiático, o que fez da China, ao lado da Rússia, anfitriã da competição, o país com mais aportes à Copa do Mundo.
Com o sucesso de audiência em território chinês, aumentam as especulações de que o país poderia se candidatar a ser sede do Mundial de 2030. Até o momento, a candidatura tripla de Argentina, Paraguai e Uruguai, além do Marrocos, são as únicas oficiais. A imprensa britânica especula também que a Inglaterra pode entrar na briga.