“Com esse novo tênis, vamos em busca do ouro. E do verde”. A frase de Martin Lotti, vice-presidente de criação da Nike, durante a apresentação das novidades da empresa para os Jogos Olímpicos de Londres mostra o quanto o tema sustentabilidade passou a ser importante para a marca nos últimos anos.
Com essa frase, Lotti passou a apresentação do tênis Knit, que será usado na maratona em Londres, para Hannah Jones, vice-presidente de sustentabilidade da companhia. Por mais de cinco minutos, a executiva apresentou as principais medidas de proteção ao meio ambiente que a Nike tomou na elaboração dos novos produtos que serão usados nas Olimpíadas.
“Há mais de 20 anos a Nike adota medidas de proteção ao meio ambiente ao fazer seus produtos. É um compromisso da empresa com o futuro do planeta, que tem impacto também no resultado dos negócios da companhia. Tentamos desenvolver o produto com o menor componente de material tóxico”, afirmou Hannah, ao ser questionada pela reportagem da Máquina do Esporte se havia uma mudança de patamar no tema sustentabilidade.
Já faz dois anos que o tema sustentabilidade tem crescido nas apresentações de produtos pela empresa. Em 2010, na apresentação do uniforme da seleção brasileira, em Londres (Inglaterra), um exemplar da camisa do país foi entregue a cada um dos jornalistas envolvida numa garrafa pet, numa alusão ao fato de o produto ter sido feito a partir de oito garrafas recicladas.
Agora, o uniforme todo da seleção é o artigo mais “verde” da companhia, feito com 96% de material reciclado. A import”ncia que tema sustentabilidade ganhou é tanta que, apesar de a camisa do Brasil já ter sido apresentada no início de fevereiro, ela estava exposta aos jornalistas presentes ao Basketball Center, em Nova York, junto com o uniforme do time de basquete dos EUA e o traje de atletismo Nike Pro Turbo Speed, principais lançamentos da empresa no evento na cidade americana.
* O repórter viajou para Nova York a convite da Nike.