Sustentabilidade vira pilar de atuação da Nike

Novo modelo de tênis da Nike foi lançado na última semana

Novo modelo de tênis da Nike foi lançado na última semana

“Com esse novo tênis, vamos em busca do ouro. E do verde”. A frase de Martin Lotti, vice-presidente de criação da Nike, durante a apresentação das novidades da empresa para os Jogos Olímpicos de Londres mostra o quanto o tema sustentabilidade passou a ser importante para a marca nos últimos anos.

Com essa frase, Lotti passou a apresentação do tênis Knit, que será usado na maratona em Londres, para Hannah Jones, vice-presidente de sustentabilidade da companhia. Por mais de cinco minutos, a executiva apresentou as principais medidas de proteção ao meio ambiente que a Nike tomou na elaboração dos novos produtos que serão usados nas Olimpíadas.

“Há mais de 20 anos a Nike adota medidas de proteção ao meio ambiente ao fazer seus produtos. É um compromisso da empresa com o futuro do planeta, que tem impacto também no resultado dos negócios da companhia. Tentamos desenvolver o produto com o menor componente de material tóxico”, afirmou Hannah, ao ser questionada pela reportagem da Máquina do Esporte se havia uma mudança de patamar no tema sustentabilidade.

Já faz dois anos que o tema sustentabilidade tem crescido nas apresentações de produtos pela empresa. Em 2010, na apresentação do uniforme da seleção brasileira, em Londres (Inglaterra), um exemplar da camisa do país foi entregue a cada um dos jornalistas envolvida numa garrafa pet, numa alusão ao fato de o produto ter sido feito a partir de oito garrafas recicladas.

Agora, o uniforme todo da seleção é o artigo mais “verde” da companhia, feito com 96% de material reciclado. A import"ncia que tema sustentabilidade ganhou é tanta que, apesar de a camisa do Brasil já ter sido apresentada no início de fevereiro, ela estava exposta aos jornalistas presentes ao Basketball Center, em Nova York, junto com o uniforme do time de basquete dos EUA e o traje de atletismo Nike Pro Turbo Speed, principais lançamentos da empresa no evento na cidade americana.

* O repórter viajou para Nova York a convite da Nike.