O tabloide inglês “The Sun” sempre foi conhecido pelo sensacionalismo. Nesta terça-feira (3), no entanto, data do jogo entre Inglaterra e Colômbia pelas oitavas de final da Copa do Mundo, a capa do jornal causou uma grande revolta nas redes sociais, em especial entre os colombianos.
Foto: Reprodução / Site (thesun.co.uk)
Com uma foto do atacante e capitão do English Team Harry Kane, a capa faz um trocadilho usando o nome do jogador ao escrever “Go, Kane”. O problema é que a expressão lê-se “goqueine” e lembra muito o som da palavra “cocaine”, palavra que significa “cocaína” em inglês.
Se o contexto todo da capa for levado em consideração, a ideia que traz é de que a cocaína seria um dos três principais “produtos” colombianos. Os outros dois, segundo o “The Sun”, seriam o café e a cantora Shakira.
“Com os Três Leões (apelido pelo qual é conhecida a seleção inglesa, em uma referência ao escudo da equipe) enfrentando a nação que deu ao mundo Shakira, um ótimo café e, hum, outra coisa, nós dizemos… vai, Kane!”, diz a capa do tabloide, em tradução livre.
A publicação teve péssima repercussão pelo mundo, especialmente na América do Sul e, é claro, ainda mais entre os colombianos. A maioria dos comentários acusou o tabloide de racismo e discriminação com o povo da Colômbia.
A capa chegou a repercutir até nas altas esferas da política. O embaixador da Colômbia no Reino Unido, Néstor Osorio Londoño, criticou o tabloide por ligar o país ao tráfico de drogas.
“É muito triste que eles usem um ambiente tão festivo e amigável como a Copa do Mundo para atingir um país e continuar a estigmatizá-lo com uma questão completamente não relacionada”, declarou Londoño a outro jornal britânico, o The Guardian.
A revolta colombiana se estender também à imprensa do país. A emissora Caracol TV, a principal da Colômbia, repudiou o gesto do tabloide inglês e chegou a afirmar que a capa causou muitos transtornos ao povo colombiano.