A Máquina do Esporte continua com o ranking que destaca as melhores propagandas da Copa de 2014. De acordo com a escolha dos profissionais da área de publicidade* ouvidos pela redação, em terceiro lugar** aparecem os comerciais da TAM e do Mc Donalds.
3º lugar – TAM – Catimba
Entre as marcas não patrocinadoras, a TAM foi uma das mais bem-sucedidas com a campanha para a Copa do Mundo. No vídeo “Catimba”, os jogadores David Luiz, Marcelo e Thiago Silva aparecem tentando fazer de tudo para pegar o avião de volta para o Brasil. A propaganda chegou a incomodar a Fifa, que pediu que o comercial fosse alterado para continuar no ar.
3º lugar – McDonald’s GOL! FIFA World Cup
O McDonald’s foi uma das poucas marcas patrocinadoras da Copa do Mundo que não utilizou jogadores ou astros do esporte para promover a marca. Na campanha escolhida como uma das melhores desta Copa, anônimos aparecem fazendo jogadas sensacionais com a bola nos pés.
Veja os votos dos publicitários e da equipe Máquina do Esporte na tabela abaixo.
TAM
Originalidade | Estética | Emoção | Potencial de Viralização | |
Publicitário 1 | – | – | – | – |
Publicitário 2 | 3 | 5 | 3 | 3 |
Publicitário 3 | 2 | 3 | 3 | 3 |
Publicitário 4 | 2 | 4 | 4 | 4 |
Máquina do Esporte | 2 | 5 | 3 | 2 |
McDonald´s
Originalidade | Estética | Emoção | Potencial de Viralização | |
Publicitário 1 | 1 | 1 | 1 | 5 |
Publicitário 2 | 2 | 3 | 2 | 1 |
Publicitário 3 | 1 | 5 | 4 | 5 |
Publicitário 4 | 3 | 3 | 3 | 4 |
Máquina do Esporte | 3 | 3 | 1 | 2 |
*Por questão de ética profissional, os nomes dos publicitários consultados não serão revelados.
**Os votos foram dados de 1 a 5 para cada uma das categorias listadas.