As principais arenas esportivas do mundo, especialmente nos Estados Unidos, têm se preparado para uma nova era de experiência ao vivo dos torcedores. Para isso, contam com o avanço de diversas tecnologias, desde altas conexões até as novas plataformas audiovisuais disponíveis.
O maior símbolo dessa preocupação do esporte em estar imerso nas novas tecnologias está no contrato assinado nesta semana entre NFL, a liga de futebol americano, e a companhia de telecomunicação Verizon. Pelo acordo, a empresa fornecerá a conexão 5G aos estádios da competição. A quinta geração de internet móvel é muito mais rápida e mais estável que a atual, o que possibilitará a criação de uma rede mais complexa entre os mais variados dispositivos.
LEIA MAIS: Análise: Arena moderna já nasce velha no país
Como isso acontecerá na prática, ainda é pouco claro. Mas, com a tecnologia, a Verizon terá liberdade para criar jogos e realidade aumentada, além de oferecer vídeos em variados ângulos para os celulares dos torcedores nas arenas. A NFL estará, então, na vanguarda das novas possibilidades tecnológicas nos estádios.
Nos Estados Unidos, os serviços mais conectados têm se tornado norma nas arenas. Nesta quinta-feira (28), o Cleveland Cavaliers, da NBA, virou mais uma equipe do país a ter o chamado “in-seat ordering”, ou “pedidos no assento”, em tradução livre. Para pedir um sanduíche ou uma cerveja, o torcedor não precisa mais perder parte da partida. Pelo celular, ele escaneia um “QR code” da cadeira, faz o pedido e o pagamento com o aparelho, e uma pessoa entrega o alimento. Além do basquete, a tecnologia já foi adotada por times do beisebol e do futebol.
Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta (Foto: Reprodução)
Outra demonstração de priorização da tecnologia está no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, palco do último Super Bowl. Inaugurado em 2017, a arena custou US$ 1,6 bilhão, mais de R$ 6 bilhões. Com o auxílio da IBM, o local conta com 1.800 pontos de acesso wireless, abastecidos com conexão por fibra ótica em toda a construção. Mais visível aos torcedores está o telão em 360º na cobertura, uma novidade que virou símbolo do poderio tecnológico do novo estádio.
Na Europa, o maior representante da nova era de arenas é o estádio do Tottenham, que fará a estreia oficial na próxima semana. Entre as novidades do local, estão os assentos premium com aquecimento no estofado, além de uma porta USB para que os torcedores carreguem seus celulares durante o jogo. Os aparatos tecnológicos se juntam a uma série de mimos aos fãs presentes na arena, que incluem uma microcervejaria e até um restaurante do Guia Michelin.