Conseguir espalhar seu evento pelas redes sociais é o sonho de qualquer organizador de uma competição. Mas, no caso da ASO, que comanda o Tour de France, maior prova mundial do ciclismo, o uso das redes sociais para compartilhar as emoções do evento se tornou um problema.
Desde o início do Tour, em 5 de julho, na Inglaterra, os torcedores têm gerado dor de cabeça para a organização. No intuito de registrar a presença no evento, eles têm invadido a área de competição para fazer um auto-retrato. Assim, ficam de costas para a prova, o que pode causar acidentes.
Até agora, nenhum caso grave foi registrado, mas alguns ciclistas têm se irritado com os “selfies” dos torcedores. Numa das etapas, um torcedor teve o celular jogado para longe enquanto o pelotão passava em meio a um corredor de gente que invadia a pista.
Nas redes sociais, a expressão #TDFselfie tem sido recorrente. Os próprios atletas usam-na para dar retorno de exposição a patrocinadores, usando as marcas.
Mas o abuso dos celulares no Tour ganhou novas proporçõess na última segunda-feira, quando o ciclista italiano Luca Paolini foi flagrado usando o seu aparelho… Durante a prova!
Paolini, que usou sua conta no Twitter para dizer que estava apenas desligando o aparelho, e não mandando mensagem, foi multado numa forma encontrada pela ASP para punir o mau exemplo.
Envolto em escândalos recentes de doping, o ciclismo comemora o fato de estar mais “limpo” no Tour de France. Mas a vontade de espalhar pelas redes sociais a participação na prova tem dado nova dor de cabeça à organização.