A Telefónica anunciou nesta terça-feira (12) que assinou um acordo com o Atlético de Madrid com validade até 2024. A empresa, que já é parceira de tecnologia do clube espanhol desde 2017, agora quer transformar o estádio Wanda Metropolitano em uma espécie de “showroom” para expor ao público as soluções de grande escala criadas pela multinacional.
De acordo com o site espanhol Palco23, a implantação do projeto vai exigir a instalação de 6 mil pontos de rede, 1.500 pontos de acesso Wi-Fi, mil quilômetros de fibra e quase 500 quilômetros de cabos do tipo UTP. Além disso, também inclui a instalação de uma tela audiovisual que passará pelo segundo anel da arquibancada.
Foto: Reprodução / Twitter (@Atleti)
Com toda a infraestrutura em andamento, a ideia é aproveitar as soluções existentes por meio de big data e dados na nuvem. Entre as melhorias tecnológicas que podem ser implementadas no curto prazo estão a incorporação de um contact center na nuvem para facilitar a interação com o clube, uma plataforma de big data, a assinatura eletrônica e um gerenciador de conteúdo audiovisual.
Haverá ainda a possibilidade de os consumidores fazerem seus pedidos nos bares ou restaurantes a partir do próprio assento na arquibancada com um aplicativo de celular e então buscá-los diretamente em uma área de entrega rápida. A ideia é usar a mesma estratégia com a loja do estádio para que os fãs possam comprar um produto durante a semana e pegá-lo rapidamente no dia do jogo.
Quando tudo estiver pronto, qualquer pessoa, seja do público normal ou representantes de empresas que queiram ver como as tecnologias funcionam dentro do estádio, poderá ver com os próprios olhos em um dia de jogo do clube espanhol.
“Esperamos mudanças radicais na relação entre o clube e os torcedores pelas oportunidades que serão abertas com as tecnologias que estão sendo implementadas. A ideia é favorecer e facilitar os usuários que, no caso, são aficionados pelo Atlético de Madrid”, afirmou Emilio Gayo, presidente da Telefónica Espanha.