Com 111,35 milhões de pessoas sintonizadas, o Super Bowl, jogo que decide a liga profissional de futebol americano (NFL), registrou no último domingo a melhor audiência de sua história. A evolução do número de telespectadores, porém, não é uma exclusividade da competição. A liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA) também vive temporada de números positivos.
Em comparação com a temporada anterior, a ESPN teve nos Estados Unidos um incremento de 23% na audiência. A ascensão tem sido ainda mais contundente na TNT, que também exibe a liga no país norte-americano: neste ano, o canal evoluiu 50%.
No entanto, o maior salto foi dado pela NBA TV, canal oficial da liga. Com um crescimento de 66% em comparação com o ano passado, o produto já atinge 300 mil lares dos Estados Unidos.
Além disso, a atual temporada já responde por cinco das dez maiores audiências da história da NBA TV. E a liga de basquete sequer atingiu as fases mais agudas.
Em quadra, a média da NBA tem sido similar aos números da temporada passada. A competição tem atraído 17.094 torcedores por jogo – números referentes às primeiras 325 partidas.
O curioso é que a temporada da NBA tem sido alvo de uma série de críticas pro conta do nível técnico e do excesso de lesões. Por conta do locaute do ano passado, que durou cinco meses, a atual competição tem uma primeira fase com menos jogos e intervalos menores entre as partidas.