A WTA, associação do tênis feminino, celebrou neste fim de ano o mais alto interesse global no segmento já registrado. As competições da temporada de 2015 tiveram, em média, um aumento de 25% na audiência, chegando a 395 milhões espectadores ao todo.
Em 2014, o recorde já havia sido batido, com um aumento de 23% em relação ao ano anterior. As medições foram divulgadas no relatório realizado pela SMG Insight.
O aumento se deve em parte pela melhor distribuição realizada dos torneios femininos. Hoje, 954 milhões de pessoas têm acesso ao conteúdo pela televisão, um aumento de 38% em relação a 2014. Além disso, há a transmissão online das competições, que também favorecem o aumento da audiência.
Nos meios digitais, por sinal, o aumento foi ainda mais significativo em relação a 2014. Nesta temporada, o registro foi 44% superior. Neste ano, 44,6 milhões de pessoas acompanharam o tênis feminino por meio de transmissão pela internet.
No ranking geral, os dois torneios mais assistidos na temporada foram na Ásia: China Open e o WTA Finals, em Cingapura. Para o banco brasileiro Itaú, uma boa notícia: Miami Open, que conta com o patrocínio da empresa, foi o quarto torneio mais assistido, com uma audiência de quase 30 milhões de pessoas.
E, com o apelo das competições, outros índices da WTA acompanharam o processo. O acesso ao site oficial da entidade, por exemplo, teve 15% a mais de acessos, e os vídeos da página chegaram a 48 milhões de visualizações. Já nas redes sociais, o aumento foi de 16%; somente no Facebook, são 2 milhões de fãs.