Eles são ídolos em seus países, estão entre os melhores do ranking mundial e, juntos, faturaram US$ 112,8 milhões no último ano. Apenas esses três aspectos já mostram a import”ncia de Roger Federer, Rafael Nadal e Andy Murray, mas os três tenistas têm mais em comum. Insatisfeitos com as comissões que pagavam para a IMG, agência que cuidava da carreira dos atletas, todos eles decidiram romper com a empresa e cuidar pessoalmente das próprias carreiras profissionais.
A debandada começou com Federer, que em meados de 2012 decidiu se desligar da IMG, que cuidava da carreira do atleta há 14 anos, e montar uma empresa própria com Tony Gosick, agente do suíço nos últimos seis anos. Godsick trabalhava na IMG e conta, em seu histórico profissional, com o gerenciamento de tenistas como Tommy Haas e Lindsay Davenport.
Depois de Federer, foi a vez de Nadal, o atual melhor tenista do mundo, trocar de gestão. O espanhol não renovou o contrato com a IMG no fim de 2012 e entregou sua carreira nas mãos de seu próprio pai, Sebastian Nadal, e do ex-tenista Carlos Costa, que já trabalha com Nadal na IMG.
O último a sair foi Murray, que nesta sexta-feira anunciou a criação de sua própria agência, batizada de 77. O número é uma homenagem do escocês ao tabu de 77 anos sem títulos brit”nicos no torneio masculino de Wimbledon, jejum quebrado por Murray no dia 7 de julho de 2013, contra Djokovic.
Embora tenham sido criadas para cuidar primeiramente da carreira dos três tenistas, as empresas próprias de Federer, Nadal e Murray têm como objetivo se expandir e dar atenção também à organização de eventos e ao gerenciamento profissional de jovens atletas. Concorrência para a IMG.
O primeiro reflexo da separação de Federer e Nadal da IMG pôde ser visto no Desafio Internacional de Tênis de Abu Dhabi. O torneio, que é organizado pela IMG, costumava contar sempre com a presença dos dois tenistas, que foram cortados da lista de participantes após deixarem a empresa. Nadal foi convidado novamente somente em 2013 e Federer nunca mais foi chamado. O campeonato deste ano, que acontecerá em dezembro, foi anunciado com Andy Murray entre os tenistas participantes, resta saber se o atleta não será “desconvidado” após deixar a companhia norte-americana.
Embora tenha perdido três de seus principais atletas e ganhado a concorrência de outras agências, a IMG é referência na gestão da carreira de atletas. O portfólio da empresa conta com mais de mil esportistas, entre eles as tenistas Maria Sharapova e Venus Williams e o golfista Tiger Woods. A companhia ainda atua na organização de eventos e na geração de conteúdo.
Curiosamente, na contramão de seus principais adversários está o tenista Novak Djokovic. Número 2 do mundo, o sérvio acertou em dezembro de 2012 um acordo com a IMG. A empresa norte-americana cuidará da carreira do esportista nas áreas de marketing, patrocínio, vestuário e licenciamento.