Quando negociava a aquisição de publicidade estática no Campeonato Brasileiro, o laboratório Teuto podia optar por expor sua marca no primeiro ou no segundo turno da competição. Escolheu a metade inicial, sobretudo por achar mais provável que o atacante Ronaldo estivesse em campo com a camisa do Corinthians. Em sete rodadas, porém, o maior artilheiro da história das Copas do Mundo disputou apenas três e ainda não balançou as redes adversárias. Ainda assim, a empresa farmacêutica já negocia o retorno à competição nacional em 2010. O Teuto já começou a conversar novamente com a Kefler, agência responsável pela venda do tapete que fica ao lado do gol. Como a Nestlé já comprou o espaço para o segundo turno deste ano, o laboratório tenta agora um acordo para todo o Brasileiro da próxima temporada. ?Queremos fortalecer a ligação da marca no Campeonato Brasileiro para sermos como a TIM na Itália. Eles patrocinam o Nacional há anos, sempre com publicidade estática, e conseguiram criar uma identidade com isso?, disse Ítalo Melo, do trade marketing do Teuto. O objetivo restrito (tapete ao lado do gol, apenas no Campeonato Brasileiro) faz parte de um plano montado pelo Teuto a partir de dois aspectos: adequar o plano de mídia ao orçamento da empresa e responder ao mercado, que se interessou pela marca depois da intervenção no primeiro turno. ?Nós tivemos uma proposta para fazer a mesma coisa nos jogos da seleção, mas eu não quero. Também já estivemos em times, mas o problema é que isso cria uma rejeição dos torcedores rivais. Então, decidimos fechar só com o campeonato, que é neutro e não tem resistência?, explicou Melo. Quanto ao plano de expansão para os dois turnos do Brasileiro de 2010, Melo também ressaltou um binômio. A empresa já comemora os resultados da ação neste ano, a despeito de Ronaldo ter jogado pouco. Além disso, vislumbra uma chance de consolidar a marca até a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil. ?Eu posso falar, mesmo sem o Ronaldo, que a ação tem sido um sucesso. Percebemos isso diretamente nas vendas e na repercussão que tivemos no meio. Estamos satisfeitos com o retorno, até porque conseguimos uma divulgação no comércio exterior. Com as transmissões na Globo Internacional, fechamos até clientes na Venezuela. E podemos manter esse crescimento até 2014, fortalecendo a marca até a Copa?, encerrou o dirigente do Teuto. A reportagem viajou a Goi”nia por convite da agência Race