A TIM anunciou nesta sexta-feira (12), em evento realizado em Porto Alegre, o patrocínio à dupla de rivais gaúchos, Grêmio e Internacional. A companhia detalhou o acordo, que prevê a inclusão da marca dentro dos números, nas costas das camisas, em uniformes de treino, backdrops e placas em estádios e centros de treinamento.
Conforme a Máquina do Esporte havia antecipado, a companhia estará presente ainda neste Campeonato Brasileiro. A marca estampará o uniforme do time alvirrubro a partir do dia 28 de novembro, quando será realizada a penúltima rodada do torneio nacional, e do clube tricolor a partir do dia 20, quando enfrentará o Atlético-PR como anfitrião.
A duração de ambos os contratos é até dezembro de 2013, meses antes do início da Copa do Mundo do Brasil. A parceria inclui atendimento corporativo às equipes, como ações de relacionamento, pontos comerciais para venda de produtos e serviços às respectivas sedes.
Anteriormente, a operadora já havia fechado acordos similares com Corinthians e Palmeiras, nos quais já estampa a marca dentro dos números há alguns meses, e Flamengo, clube em que a proposta ainda precisa do crivo do conselho deliberativo.
O aumento do número de aportes por parte da TIM, presente no Brasil desde 1998, com base de clientes de aproximadamente 47 milhões de pessoas, representa o fortalecimento de operadoras de telefonia em ações ligadas ao esporte gaúcho.
Além da companhia italiana, a Claro, pertencente ao grupo do bilionário mexicano Carlos Slim, patrocina 38 times do Rio Grande do Sul. As exceções, até então, eram Grêmio, Internacional, Caxias do Sul e Juventude. O último está em negociações com a Oi, outra operadora.