Para quem gosta de camisas chamativas de times de futebol, a Nike está lançando os terceiros uniformes de alguns dos principais clubes europeus patrocinados pela marca. Barcelona, Manchester City, PSG e Inter de Milão ganharam cores fortes, destacando o escudo e a marca dos patrocinadores. Cada camisa será vendida pelo site da Nike a partir de 1º de outubro, ao preço de R$ 229,90.
“Minha ideia foi criar um design que deixasse os jogadores ‘ensopados’ de cor, dos pés à cabeça”, conta Martin Lotti, diretor criativo global da Nike Futebol. “Visitei uma exposição de arte em South Bank [Londres], na qual havia uma sala repleta de luzes neon. A inspiração veio dessa sensação de imersão nas cores. Pensei em criar camisas, shorts e meias dos novos uniformes todos da mesma cor, para cada time”, acrescentou.
Assim, o Barcelona ganhou uniforme amarelo marca-texto, semelhante ao que fez muito sucesso aqui no Brasil em times como o Palmeiras. A Inter de Milão ganhou camisa azul celeste. O PSG terá vestimenta vermelha. Já o Manchester City ficou com traje roxo.
“Nossa intenção foi ampliar ao máximo o alcance das cores. Queríamos produzir cores brilhantes, que tivessem vibração visual. Nos uniformes mais escuros, o brilho da listra lateral tem um papel importante”, conta Lotti, lembrando que os novos mantos irão se destacar ainda mais em jogos noturnos. “Quando o céu está escuro, os uniformes parecem transmitir eletricidade, como se fossem movidos a pilhas.”
Segundo a Nike, os novos uniformes foram criados a partir de entrevistas feitas com os jogadores. Segundo os atletas, as cores vibrantes servem para transmitir uma sensação de velocidade e potência. Um dos maiores fãs desse tipo de uniforme é o atacante Ibrahimovic, astro do PSG.
“Os adversários enxergam uma cor quando estão de frente para o jogador. Mas quando ele os ultrapassa, os integrantes da outra equipe vão enxergar uma cor diferente nas costas. Espero que isso inspire os atletas a deixar os rivais ‘comendo poeira’”, brinca Lotti.
Veja abaixo as novas camisas das equipes europeias.