O Boston Red Sox bateu o Los Angeles Dodgers no último domingo (28), fechou a série por 4 a 1 e garantiu o nono título do time na World Series. O quinto e decisivo jogo foi o evento esportivo mais discutido da semana passada, e os outros quatro jogos da final figuraram no Top 10 do esporte mundial nas redes sociais. As informações são da Nielsen, empresa global de informação, especializada em pesquisas de mercado.
De acordo com a companhia, a World Series de 2018 atraiu cerca de 19,5 milhões de interações por meio das principais mídias sociais (Twitter, Instagram e Facebook). O número é menor do que o estabelecido no ano passado, quando o Houston Astros bateu o mesmo Los Angeles Dodgers por 4 a 3, ou seja, com dois jogos a mais.
Ao todo, foram 26,1 milhões de interações em 2017. No entanto, se for levada em consideração a média de interações por jogo, a edição de 2018 ganha. Em 2017, foram cerca de 3,72 milhões de interações por jogo, enquanto na edição encerrada no último domingo, o número chega a 3,9 milhões, cerca de 180 mil a mais.
Foto: Reprodução / Instagram (@redsox)
De acordo com a Nielsen, os dados mostram como a World Series e a própria MLB ganharam força nas mídias sociais nos últimos anos. Muito disso também é “culpa” dos patrocinadores, que passaram a olhar a liga nacional de beisebol de forma diferente e acabam ajudando a atrair audiência.
Em 2018, quem tem muito o que comemorar com relação a isso é a rede americana de restaurantes fast-food inspirados na culinária mexicana Taco Bell. Para se ter uma ideia, a ativação “Steal a Taco” (“Roube um Taco”, em tradução livre), que faz um trocadilho entre o produto vendido e o objetivo do jogo de beisebol, teve mais de 2.100 menções apenas em uma jogada do jogo um. A ação oferece tacos gratuitos a um jogador que rouba uma base em um jogo da World Series.
Leia Mais: Análise: EUA explicitam esforço de venda
As finais ainda serviram para introduzir novas oportunidades para os patrocinadores. O YouTube TV, por exemplo, plataforma de streaming do Google, além de ter os direitos de transmissão dos jogos, ainda pôde estrear dois anúncios no Fenway Park, estádio do Red Sox, utilizando-se do recurso de realidade aumentada.
Por último, o próprio Google também teve a chance de demonstrar seus mais recentes avanços tecnológicos, utilizando a plataforma Assistant nas cabines de transmissão dos jogos ao vivo e ajudando os anunciantes a responder perguntas sobre, por exemplo, as estatísticas dos jogadores.