A cervejaria Petrópolis realizou evento em São Paulo, nesta quinta-feira, para apresentar o novo time de atletas patrocinados pelo energético TNT, marca lançada pelo grupo em agosto deste ano. E logo na primeira entrevista coletiva sobre a parceria, o foco esteve longe de ser o negócio. De maneiras diferentes, empresa e esportistas demonstraram preocupação maior com o futuro. O foco traduz um pouco da estratégia da cervejaria Petrópolis para o TNT. Com pouco tempo de mercado, a bebida energética aposta em um comportamento agressivo para seu planejamento de marketing ? ainda não há dados concretos sobre o volume de vendas do produto. Só o investimento no Team TNT, por exemplo, representará um aporte de R$ 1 milhão da cervejaria Petrópolis em 2010. A equipe conta com o nadador Cesar Cielo, o judoca Flávio Canto, as gêmeas Bia e Bianca Feres (nado sincronizado) e outros 13 atletas de modalidades radicais, como Marcelo ?Marreco? Giardi, do wakeboard, e os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, do MMA. A comunicação relacionada ao time será baseada no conceito de que ?existem dois tipos de atletas: os que competem e os que detonam?. Os atletas patrocinados pelo TNT serão descritos como membros do segundo grupo, em peças específicas para cada modalidade. As tomadas vão privilegiar “ngulos que transmitam ideia de grandeza dos personagens. A estratégia da cervejaria Petrópolis para o time de patrocinados, contudo, não foi o assunto mais recorrente no evento desta quinta-feira. A atenção estava voltada ao futuro do plano de marketing do TNT ? quais são os próximos passos para o time, por exemplo. O primeiro assunto foi a duração do projeto. Os atletas de esportes radicais assinaram contratos até o fim de 2010, enquanto os representantes de modalidades olímpicas estão vinculados à marca até 2012. Nos dois casos, entretanto, a companhia fala em vínculos mais longevos. ?Posso falar que vamos manter esses nomes por muito tempo?, disse Leonardo Corvo, sócio e diretor de criação da Multi Solution, agência de publicidade da cervejaria Petrópolis. Além da manutenção do atual grupo, a empresa foi questionada sobre as chances de o investimento no time aumentar. A projeção da cervejaria é ter ao menos o dobro de atletas até o fim de 2011. A partir de agora, porém, com um perfil mais voltado ao futuro. O objetivo é encontrar esportistas mais novos, que possam ser representantes da marca nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016). ?Nós temos heróis, lendas de diferentes esportes. Agora podemos procurar outros nomes com mais tranquilidade, com um foco em revelações. Os atletas que vão representar o país em 2016 ainda estão no berçário, mas é entre esses nomes que nós precisamos encontrar os próximos contratados?, projetou Corvo. O futuro apareceu como foco até nas projeções individuais. Flávio Canto comemorou o patrocínio, mas já admitiu que negocia com o TNT um possível aporte ao instituto Reação, mantido por ele para levar educação e esporte a crianças carentes. Sobretudo para as irmãs Rafaela e Raquel Lopes da Silva, duas das principais promessas do judô nacional. As gêmeas Bia e Branca Feres também mostraram visão de longo prazo. ?A equipe campeã e a vice nas últimas Olimpíadas tinham média de idade de 30 anos. Nós teremos 28 em 2016, idade em que estaremos no auge?, lembrou Bia.