Na penúltima série dos 10 Mais da Máquina do Esporte, destacamos as dez marcas, em dez diferentes segmentos que tiveram destaque na última década por investir no esporte brasileiro. Confira a lista:
1 – BANCO: BRADESCO
Enquanto a concorrência buscou a exposição do futebol, foi o único que olhou para as Olimpiadas, ao apoiar a candidatura do Rio para 2016.
2 – MONTADORA: CHEVROLET
Adotou estratégia pesada nos últimos três anos, apoiando primeiro mais de 20 campeonatos estaduais e, depois, fechando com o Brasileirão e a CBF.
3 – BENS DE CONSUMO: HYPERMARCAS
Mexeu com o mercado de patrocínio em 2009, ao investir em Ronaldo no Corinthians. Assim, tornou a empresa popular pouco após ter sido criada.
4 – ALIMENTOS: NESTLÉ
Em 2005, apostou na volta da família aos estádios de futebol. Depois, salvou o time de Osasco de vôlei da falência e agora guia a marca pelo esporte.
5 – BEBIDA NÃO-ALCÓOLICA: RED BULL
Montou um time de futebol da marca que agora chega à Série A-1 do Paulista e Série D do Brasileiro. E promove a marca com eventos pelo país.
6 – BEBIDA ALCÓOLICA: AMBEV
Foi a primeira marca brasileira a patrocinar a Copa do Mundo, em 2010. Ago- ra, é a líder do projeto de sócio-torcedor que atingiu 1 milhão de pessoas.
7 – ELETRÔNICOS: SAMSUNG
Patrocinou o Corinthians em 2005, depois o Palmeiras e, tirada dos dois clubes, decidiu investir na CBF. Hoje, é a única do segmento no futebol.
8 – VAREJO: NETSHOES
Uma loja online de esporte era certeza de fracasso em 2005. Hoje, a Netsho- es é referência no e-commerce e ainda investe em patrocínio no país.
9 – TELEFONIA: VIVO
Em 2005, decidiu apostar no futebol, vôlei e basquete. Com isso, abriu o caminho para que todas as concorrentes investissem no esporte no Brasil.
10 – MATERIAL ESPORTIVO: NIKE
Marca que mais presença teve na década. Primeiro com CBF, Corinthians e Flamengo. Depois, na corrida. Hoje, consolidou a marca no futebol.