Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Notícia / Novo modelo

Topper e Rainha lançam projeto de expansão por meio de franquias

Com foco inicial no interior de São Paulo, meta é atingir 300 unidades até 2026

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 01/09/2021, às 09h30

Divulgação / BR Sports
Divulgação / BR Sports

A Topper e a Rainha, duas marcas tradicionais do mercado esportivo brasileiro, decidiram iniciar um novo projeto de crescimento. Nesta terça-feira (31), a BR Sports, empresa que controla as duas marcas, lançou um plano de expansão por meio de franquias que tem como foco os próximos cinco anos.  

A ideia, na verdade, vem sendo colocada em prática desde o ano passado. A BR Sports está desenvolvendo o modelo de franquias a partir de uma prova de conceito em duas unidades instaladas em Campinas, no interior de São Paulo, sendo uma na região de comércio popular no centro da cidade e outra em um shopping (Dom Pedro) com perfil voltado às classes B e C. Mais recentemente, a empresa abriu uma loja própria no Maxi Shopping (Jundiaí) e no Sorocaba Shopping (Sorocaba), também cidades com grandes populações localizadas no interior de São Paulo.

“Temos quatro lojas próprias, mas a partir de agora toda a expansão das marcas será via franquias. Nossa meta é atingir 300 unidades até 2026”, explicou Sylvio Teixeira, CEO da BR Sports.

Para alcançar o objetivo, a empresa criou uma série de formatos de franquias, entre os quais um modelo “dupla marca”, em que produtos tanto da Topper como da Rainha são apresentados conjuntamente em unidades de rua ou de shopping, bem como pontos instalados em contêineres ou mesmo quiosques. Há também a possibilidade do modelo de uma única marca, de acordo com a estratégia, o mercado e o local em que o investidor quer instalar sua franquia.

Para a BR Sports, o fato de as duas marcas terem posicionamento diferentes, mas ao mesmo tempo serem complementares, torna possível qualquer um dos modelos. Enquanto a Topper tem como público-alvo jovens esportistas amadores das classes B e C mais ligados em futebol, a Rainha tem um perfil mais voltado ao fitness e ao lifestyle, para jovens que preferem atividades ao ar livre, como corridas e caminhadas, entre outros.  

Inicialmente, a BR Sports concentrará esforços em crescer por franquias no mercado do estado de São Paulo, especialmente no interior, que é o segundo maior PIB do país. Nos demais mercados, a expansão será de acordo com as oportunidades que forem surgindo com o tempo.

De acordo com a empresa, o valor a ser investido pelo franqueado para a instalação de uma franquia de rua ou shopping “dupla marca”, com metragem de 70m2 a 100m2, vai de R$ 140 mil a R$ 200 mil, sem o valor necessário para capital de giro. Uma loja contêiner demanda um investimento de aproximadamente R$ 100 mil, enquanto para um quiosque o valor gira em torno de R$ 80 mil.