Pular para o conteúdo

Topper investe no casual para decolar no Brasil

Fernando Beer, diretor de artigos esportivos da Alpargatas A fabricante de artigos esportivos Topper decidiu importar uma fórmula de muito sucesso na Argentina para tentar…

Fernando Beer, diretor de artigos esportivos da Alpargatas

Fernando Beer, diretor de artigos esportivos da Alpargatas

A fabricante de artigos esportivos Topper decidiu importar uma fórmula de muito sucesso na Argentina para tentar aumentar as vendas no Brasil. A empresa lançou neste semestre uma linha de roupas casuais para o público. O objetivo é atrair um novo tipo de público para a marca.

“Na Argentina a linha casual é muito forte. Quando olhamos para os pés de um argentino, invariavelmente ele calça um tênis de nossa linha. Agora estamos trazendo-a para o Brasil, com o intuito de aumentar a linha de produtos da marca e, consequentemente, as vendas”, afirmou à Máquina do Esporte Fernando Beer, diretor de artigos esportivos da Alpargatas.

No próximo dia 13 de julho, em homenagem ao Dia do Rock, a Topper colocará a venda dois modelos dessa linha casual que remetem à banda Guns N” Roses. A expectativa é criar lançamentos desse tipo e também outros modelos para uso diário, atingindo um novo público.

Em 2012, segundo o relatório anual da Alpargatas, a Topper teve um crescimento em vendas graças ao lançamento de novos produtos de futebol e à criação da linha de corrida de rua. Foram mais de 30 calçados lançados ao longo do ano. Na Argentina, a força da marca é ainda maior. Líder do segmento de artigos esportivos no país, foram 105 lançamentos em 2012.

O lançamento de artigos no Brasil após uma estratégia bem-sucedida na Argentina repete a estratégia adotada em 2009 pela Topper. Naquele ano, a empresa decidiu apoiar sua operação no Brasil em futebol e tênis, esporte em que ela “estreou” no país. Mas após não renovar o contrato de Thomaz Bellucci, em 2010, a marca freou o investimento na modalidade, que deixou de ser produzida no Brasil no ano passado. 

A linha de artigos esportivos é a segunda mais representativa no faturamento da Alpargatas, que não destrincha os resultados pelas marcas. No ano passado, dos R$ 3 bilhões faturados pela empresa, 31% foi oriundo das marcas esportivas, que além da Topper compreende as marcas Mizuno, Rainha e Timberland.