A empolgação da torcida argentina é um dos destaques da Copa do Mundo. São cerca de 70 mil torcedores do país que invadiram o Brasil para acompanhar o Mundial, entoando diversas canções, muitas vezes provocativas. Alguns patrocinadores, no entanto, não estão vendo tanta graça na presença dos rivais. O problema foi alguns excessos cometidos em ações de marketing das marcas.
Pelo menos três patrocinadores da Copa do Mundo fizeram reclamações à Máquina do Esporte sobre o comportamento exaltado dos argentinos durante a Copa do Mundo, especialmente nos dois últimos jogos da seleção vizinha, em São Paulo e em Brasília.
A questão envolveu constrangimentos dos convidados e o comportamento o inapropriado até mesmo em espaços de ativação nos estádios. Houve casos em que convidadas mulheres ouvira ofensas contínuas e teve até empresa que solicitou reforço na segurança.
A sensação é que a situação tem piorado conforme a importância da partida. Por isso, há uma maior apreensão quanto ao jogo desta quarta-feira (9) e, principalmente, quanto à final. O temor é que o esforço de uma ação de relacionamento desmorone frente a uma experiência desagradável. O problema é que a Fifa pouco pode fazer. E alterar o planejamento ou a lista de convidados, nessa altura, não é uma possibilidade plausível para os patrocinadores.
Entre o público geral, também há problemas. Em Argentina x Suíça, houve uma “guerra” de copos de cerveja nas arquibancadas. Em Brasília, foram diversas ocorrências por brigas localizadas.