Na última terça-feira (2), a Uber Eats foi anunciada como nova patrocinadora máster do Olympique de Marseille. Com uma melhora substancial nas condições financeiras do aporte em relação ao parceiro anterior, a empresa de telefonia Orange, esperava-se que a torcida do clube comemorasse a notícia. O que aconteceu, no entanto, foi o contrário, e o aplicativo de entrega de comida teve que agir rápido nos bastidores.
Assim que a parceria foi anunciada no site e nas redes sociais do clube e da marca, a camisa abaixo foi divulgada aos torcedores:
Foto: Divulgação / Uber Eats
A repercussão foi péssima. Instantaneamente, os fãs do Olympique iniciaram uma hashtag no Twitter (#PasDeVertSurNotreMaillot, algo como “sem verde em nossa camisa”), revoltados com o fato da palavra “Eats” do logotipo do novo patrocinador aparecer na cor verde. Um viaduto que passa por cima de uma das principais ruas da cidade chegou a ostentar um imenso banner com a hashtag.
A questão é que o verde é a cor principal do Saint-Étienne, outro tradicional clube francês que é um dos grandes rivais nacionais do Olympique de Marseille.
A Uber Eats, então, preferiu mudar o próprio logotipo para apaziguar os ânimos da torcida e, assim, iniciar o relacionamento de forma saudável. A “nova nova” camisa foi divulgada sem a cor verde e ficou assim:
Foto: Divulgação / Uber Eats
“Parceira de todos aqueles que amam o Olympique de Marseille, a Uber Eats terá seu logotipo exibido em preto na camisa do clube”, declarou a empresa.
Com a parceria com o time de Marselha, o aplicativo reforçou ainda mais o investimento que decidiu fazer de forma estratégica no futebol francês. No mês passado, a marca adquiriu os naming rights da Ligue 1 (Campeonato Francês) para as temporadas 2020/2021 e 2021/2022.
No Brasil, algo parecido ocorreu em maio. O Corinthians decidiu criar um modelo de camisa branca para ser vendido ao seu torcedor em que todos os patrocinadores aparecessem com suas marcas estampadas em preto. A ideia de fazer o modelo monocromático foi uma forma de reduzir o atrito com os torcedores por conta da poluição visual no uniforme, que atualmente conta com mais de dez patrocinadores.