A Total, empresa francesa de energia, acertou com a CBRu (Confederação Brasileira de Rúgbi) contrato de patrocínio para o Campeonato Brasileiro masculino adulto. O torneio será chamado de Campeonato Total de rúgbi seven, mesma modalidade que será disputada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.
“É o primeiro contrato da Total com a CBRu. Mas a ideia é fazermos novas parcerias, especialmente atrelando a relação a projetos sociais voltados para crianças e jovens em comunidades carentes”, conta Adriana Amaral, gerente de comunicações da Total, em entrevista à Máquina do Esporte.
A Total possui tradição no patrocínio ao rúgbi no exterior. A empresa já foi apoiadora de seleções fortes do mundo da bola oval como França e Fiji. No Brasil, os investimentos na área tiveram início no ano passado, com o apoio ao clube Guanabara, campeão do Estadual do Rio de 2015.
“O investimento no Guanabara já tinha essa pegada social. O time busca fomentar o esporte e fazer seletivas, atraindo jovens de outras modalidades para o rúgbi”, conta Adriana.
Para o Campeonato Total de rúgbi seven haverá uma seletiva prévia, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). Nela serão classificadas seis equipes. Outros seis clubes que disputarão o torneio serão os campeões estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Definidos os times, a competição está marcada para 19 e 20 de março no Rio de Janeiro.
“A ideia é que o torneio fosse disputado na arena que será montada para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em Deodoro. Mas ela não ficará pronta a tempo. A confederação é quem está estudando as alternativas”, conta Adriana.
A Total é mais uma empresa a apoiar a CBRu. A confederação da modalidade é uma das mais ativas na obtenção de apoios de empresas privados. A entidade tem como patrocinadores principais Bradesco (máster), Topper, Heineken, CCR, JAC Motors, Rumo ALL e Unilever (através das marcas Dove Man Care e Kibon). Além delas, a CBRu possui contrato de patrocínio com mais quatro empresas e tem outras seis como fornecedoras oficiais. A única baixa neste início de ano foi a saída do Outback da lista de apoiadores.