Lance Armstrong e Alberto Contador, dois dos principais nomes do ciclismo mundial nos últimos anos, devem ganhar espaço no Brasil. Os dois são nomes centrais de projetos diferentes, revelados nesta semana pela empresa de marketing que organiza o Tour do Rio de Janeiro de ciclismo.
A participação de Contador tem relação mais direta com a competição. Ele será convidado para disputar a edição de 2011, a segunda do evento. Para isso, aliás, a organização já aceitou até alterar o calendário – a prova deste ano coincidiu com a Volta da França, na qual o espanhol se sagrou tricampeão.
O projeto para Armstrong é mais amplo. A Conexão, empresa de marketing que organiza o Tour do Rio, quer usá-lo como uma espécie de embaixador do evento e atrelar a imagem do americano à comunicação da prova.
Essa ideia surge na esteira de uma proposta do Ministério da Saúde do Brasil para Armstrong. A pasta pretende usar a imagem do ciclista em campanhas de esclarecimento sobre prevenção e tratamento de c”ncer – ele se recuperou de tumores nos testículos, no pulmão e no cérebro, voltou a competir e ostenta sete títulos da Volta da França.