Os valores não foram divulgados oficialmente, mas os responsáveis pela liga de futebol da Austrália (AFL, na sigla em inglês) foram categóricos: o contrato que a competição fechou com a montadora Toyota, assinado nesta semana, é o maior patrocínio de uma empresa privada na história do esporte nacional.
Essa avaliação foi repetida várias vezes durante o anúncio oficial da renovação de contrato com a Toyota, que é parceira da AFL desde 2004. A montadora aumentou sua participação na competição, com ênfase em projetos sociais ligados ao futebol.
O novo contrato vai até 2015. Nesse período, a Toyota pretende incrementar de forma contundente o aporte a iniciativas para o desenvolvimento do futebol na Austrália – desde o início da parceria, a empresa já colocou mais de US$ 2 milhões em ações com esse intuito.
“Nós temos experimentado um crescimento enorme nos últimos anos, e devemos isso a empresas como a Toyota. Entre 2004 e 2010, o total de público subiu em quase um milhão de pessoas”, disse Andrew Demetriou, diretor-executivo da liga.