A mudança na comercialização dos direitos de transmissão da Copa Libertadores pela Conmebol fez com que três empresas tenham, hoje, os direitos de venda dos jogos da competição para o exterior. Na segunda-feira, a Fox e a Conmebol anunciaram acordo em que afirmavam ter passado à emissora o direito de vender o torneio sul-americano para emissoras de fora da América Latina.
O negócio, porém, adicionou a Fox à venda, que já é feita por Traffic e Torneos Y Competencias. Em nota enviada à Máquina do Esporte, a Traffic afirmou que não deixou de ter os direitos sobre a competição sul-americana.
“A questão que se coloca é como transformar a posição contratual da TyC na dos Canais Fox Internacional”, afirmou a agência.
A Traffic também disse que, no momento, negocia com a Fox como será feita essa adequação. A agência diz que poderá haver a simples entrada da emissora no negócio ou até mesmo a saída da TyC para a entrada da Fox.
“Há várias maneiras de se fazer isso, entre elas uma simples novação dos contratos, onde a Traffic e a TyC concordam em substituir a última pela FIC ou a FIC comprar a parte contratual da Traffic que diz respeito aos terceiros”, complementou a agência.
A saída da TyC é um desejo de Juan Ángel Napout, presidente da entidade sul-americana. Ele tem feito uma grande mudança nos contratos da Conmebol desde que a entidade foi colocada no centro do escândalo da prisão de José Maria Marin e na delação premiada de J. Hawilla, dono da Traffic e que concordou em pagar US$ 151 milhões em acordo com a Justiça dos Estados Unidos.
Segundo a Conmebol, a partir de 2019 haverá uma licitação internacional para a venda dos direitos de transmissão da Libertadores e das demais competições que são organizadas por ela.
Pelos próximos dois anos, Traffic, Fox e TyC terão de chegar a um acordo para decidir quem poderá vender os direitos da Libertadores para o exterior.