Dona do Miami FC, a empresa brasileira de marketing esportivo Traffic fará uma investida ainda mais incisiva no mercado de futebol dos Estados Unidos. A companhia vai criar, a partir da temporada 2011, uma liga da modalidade na América do Norte.
A Liga de Futebol da América do Norte (NASL, na sigla em inglês) terá como CEO o principal executivo da Traffic nos Estados Unidos, Aaron Davidson. A competição será uma espécie de segunda divisão do futebol local – a elite é a MLS.
“Estamos ansiosos para trabalhar com a Major League Soccer, da primeira divisão, e a United Soccer League, da terceira divisão, para continuar a construir o futuro do futebol na América do Norte”, projetou Davidson.
A NASL será disputada, em 2011, por times de Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. A competição terá oito participantes, que se enfrentarão quatro vezes na primeira fase (duas em casa e duas fora). Os dois primeiros colocados disputarão as semifinais, e as equipes que ficarem entre a terceira e a sexta posição jogarão um playoff pelas outras duas vagas.
A criação da nova liga já tem aprovação do conselho de administração da federação de futebol dos Estados Unidos. Contudo, ainda depende de aval do conselho nacional da entidade, que só deve discutir o tema em fevereiro do próximo ano.