Acabou o mistério: LeBron irá jogar pelo Miami Heat na próxima temporada. O que torna essa transferência tão diferenciada foi o modo como ela foi anunciada. Os Estados Unidos, que foram eliminados da Copa, não tinham nenhum torneio oficial de peso no momento. E o anúncio do novo time se transformou num show televisivo.
A ESPN adquiriu o direito de passar o que foi chamado de “A Decisão”, um grande evento formado para o anúncio, com transmissão ao vivo para todo o país. Mcdonalds e Nike, patrocinadores do atleta, aceitaram a sugestão e também patrocinaram o momento da escolha de LeBron. Parte da renda do evento será passada a uma instituição de caridade.
O jogador deixou o Cleveland, onde nunca conseguiu um título em sete anos, e se juntará a astros como Dwyane Wade e Chris Bosh no Miami Heat. Com o status de uma das maiores, senão a maior, estrela da NBA do momento, a transferência foi considerada uma das mais importantes da história da liga americana.
O Clevenland, por sua vez, não tinha poupado esforços para segurar o atleta. Sua presença no time significava um alto rendimento em público; com ele em quadra, o ginásio dobrava a sua média de espectadores. As receitas da televisão e a exposição da cidade também estavam presas às jogadas de LeBron. A população se uniu em campanhas para convencê-lo a ficar, mas a luta foi em vão.