Os desatentos podem até não ter percebido, mas os atentos logo notaram algo diferente. A Trek Bicycle apresentou seus lançamentos de mountain bike para a temporada brasileira de 2014 com uma grande novidade: a maioria de suas bicicletas trocou aro 26 por 29.
Os números representam bem a modificação: em 2013, dos 20 produtos diferentes, aproximadamente, 15 possuíam aro 26, e, apenas cinco, aro 29. Em contrapartida, dos 36 artigos desenvolvidos para o ano seguinte,30 terão aro 29, e, somente seis, aro 26.
“Basicamente, essa mudança ocorreu por dois fatores. O aro 29 proporciona maior conforto para o ciclista, além de render mais que o aro 26”, revelou Luis Felipe Monteiro Praça, presidente da Trek no Brasil.
A alteração na presença dos acessórios de um ano para o outro realmente impressiona. Segundo os dados acima, a quantidade de bicicletas de aro 29 registrou crescimento de 500%, enquanto a de aro 26 sofreu queda de 60%.
A tendência é que o fato acentue ainda mais a disparidade entre as vendas de mountain bike e cycling road, os dois principais segmentos de ciclismo da Trek. Estima-se que, no Brasil, a primeira categoria seja responsável por 90% das mercadorias comercializadas.