Marcelo Pedroso, diretor de produtos e destinos da Embratur, participou nesta semana de um seminário sobre marketing de destinos no Recife. Seu discurso teve como foco a Copa do Mundo de 2014, e ele revelou uma proposta para individualizar o marketing de cada cidade brasileira envolvida na competição. A ideia da Empresa Brasileira de Turismo é copiar o que foi feito na Alemanha, em 2006. O país europeu montou planejamentos individualizados para cada uma de suas sedes, quase sempre elegendo um atrativo que não fosse o esporte. Para isso, a Embratur já esteve na Alemanha e pesquisou sobre o modelo adotado pelo país europeu. O resultado do estudo foi, além de um norte para o projeto de marketing do turismo para o Mundial, foi a criação de uma preocupação com a fase posterior ao evento. Pedroso lembrou que algumas cidades alemãs tiveram problemas para atender depois da Copa à demanda turística que o torneio criou. ?Houve aumento significativo do número de visitantes, e isso criou desconforto. Temos de encontrar soluções criativas para evitar isso?, ponderou o diretor da Embratur.