A disputa cada vez mais acirrada entre as grandes empresas de redes sociais fez com que o Twitter decidisse apostar em algo que antes era restrito ao universo das televisões: a transmissão de eventos esportivos ao vivo.
Desde o início do mês, a rede social transmite partidas da NFL, a liga de futebol americano. E, muito em breve, deve transmitir também o basquete.
“O próximo passo da relação do Twitter com vídeos é a transmissão ao vivo. Uma das coisas que estamos tentando fazer é ajudar as marcas e entidades esportivas a se conectarem com os Millenials”, disse na semana passada, durante o NBB Mkt Summit, Marie Sornin, chefe de desenvolvimento internacional e parcerias de conteúdo do Twitter.
Na estreia da transmissão da NFL, o Twitter já alcançou 2 milhões de pessoas. O número tende a crescer com o uso mais constante da ferramenta, que já atua como uma espécie de “coração” do debate ao vivo sobre eventos.
“O Twitter é uma plataforma fantástica para empresas e marcas terem contato direto e geraram engajamento com o público. O que as ligas esportivas têm que fazer é consolidar suas marcas e sempre respeitar e conversar com os fãs”, disse Marie.
Segundo a executiva, a plataforma Amplify, criada pelo Twitter há um ano, é utilizada como meio para geração de engajamento de marcas e entidades com os fãs. O conteúdo, quase sempre exclusivo e em vídeo, é consumido diretamente pelo torcedor.
“O Amplify é onde Twitter e NBA podem trabalhar para ações co-branding e engajamento de público”, afirmou a executiva.
O investimento em transmissão ao vivo é a aposta do Twitter para se diferenciar da concorrência do Facebook e, assim, ganhar mais dinheiro. Atualmente, a rede social de Mark Zuckerberg é quem tem a maior fatia de usuários, engajamento e, naturalmente, de receita publicitária. Mas, enquanto o Facebook faz questão de se vender como rede social, o Twitter já mudou de posicionamento. Em abril, na atualização do aplicativo para as plataformas iOS e Android, o Twitter se colocava como um veículo reprodutor de notícias.Por isso mesmo, a aposta é começar a se comportar como um veículo reprodutor de conteúdo. E, nesse sentido, a parceria com a NBA é muito importante.
“É muito bom para nós que o comissário da NBA, Adam Silver, disse que está muito animado em levar conteúdo ao vivo para o Twitter”, afirmou Marie Sornin na palestra realizada no Brasil.