UCS confirma fim de equipe adulta de vôlei masculino

Único representante do Rio Grande do Sul na edição 2009/2010 da Superliga de vôlei masculino, o time da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi oficialmente extinto nesta semana. A possibilidade de encerramento das atividades já vinha sendo especulada havia meses, desde que a equipe começou a ter problemas para custear suas atividades.

“Desde a primeira gestão do reitor Isidoro Zorzi, a UCS adotou a política de que os esportes de alto rendimento teriam de possuir autossustentabilidade financeira. Não temos como transferir dinheiro das mensalidades dos alunos para financiar o esporte de alto rendimento”, disse a entidade acadêmica em nota oficial.

A UCS já havia dissolvido seu grupo de atletas e sua comissão técnica no fim de abril, quando acabaram os contratos. Desde então, a diretoria buscava uma fonte alternativa de receita para retomar as atividades profissionais.

Entre os patrocinadores, contudo, a UCS conseguiu captar apenas R$ 500 mil, metade do montante necessário. O contrato com o São Paulo Futebol Clube, parceiro na temporada passada, não foi renovado.

Com isso, a universidade decidiu limitar à base sua atuação no esporte. O projeto de jovens atletas, que conta com 180 participantes atualmente, não será afetado pela decisão relacionada ao time profissional.