Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Uefa divulga normas por "fair play" financeiro

Redação Publicado em 27/06/2010, às 08h00 - Atualizado às 11h00

A Uefa tornou públicas as regras, aprovadas em maio, que pretendem difundir o "fair play" (jogo justo, em tradução livre) no campo administrativo dos clubes europeus. O intuito da medida é coibir que mais equipes enfrentem crises financeiras como tem acontecido em vários países, como Inglaterra e Espanha.

A norma mais rígida é a que impede que clubes possuam despesas superiores às receitas. A fiscalização será iniciada em 2012 e as punições poderão surgir a partir da temporada 2013/2014, com base nos últimos dois anos.

Os times também serão classificados em níveis de risco, nos quais serão levados em consideração a quantidade de dívidas e o montante pago em salários. Os compromissos financeiros terão de ser cumpridos pontualmente.

"Nós trabalhamos no conceito de fair play financeiro frente a frente com os clubes, pois nossa intenção não é puni-los, mas protegê-los", disse o presidente da Uefa, Michel Platini. "Essa aprovação é o começo de importante jornada para que as finanças de clubes europeus sejam estáveis e o bom senso econômico volte ao futebol".