O anúncio de uma noite do UFC num estádio de futebol no Brasil é a prova de como a liga de lutas entendeu que é preciso se reencontrar junto ao público brasileiro.
Um estádio de futebol é um dos redutos costumazes de lazer em esporte no país. O UFC, ao entender isso e decidir levar para dentro desse palco uma de suas lutas, cria uma nova atmosfera para desenvolver a modalidade, que teve vários problemas nos últimos eventos por aqui.
A essência do esporte é se colocar como uma atividade de lazer das pessoas. Isso é o que vai gerar maior atratividade para o público e, ao longo prazo, mais dinheiro para remunerar melhor a cadeia produtiva do esporte, ampliando sua divulgação.
O UFC no Brasil viveu, nos últimos anos, uma espécie de banalização de sua atividade. Após o boom proporcionado por Anderson Silva e companhia, tivemos um período de baixa causado por dois motivos em conjunto. O primeiro foi uma queda de performance dos astros “made in Brasil”. O segundo, mais preocupante, foi o excesso de eventos realizados em solo nacional.
Foram tantos eventos do UFC por aqui no período recente que a liga percebeu que não tinha mais tanta gente interessada em seu mercado.
A decisão tomada no ano passado foi a de enxugar o número de eventos ocorridos no país, melhorando assim a qualidade deles quando viessem a ocorrer no país. Foi a adoção do princípio básico de que menos é mais. Com menor aparição, mas de forma mais qualificada, a expectativa é de que a casa volte a encher. E o esporte, naturalmente, a crescer…