No último domingo, o Corinthians empatou com o Palmeiras e se sagrou campeão brasileiro de 2011. Com a conquista do clube, o torneio Nacional teve a sua maior audiência neste ano, considerando os números somados do Ibope de Rede Globo e Bandeirantes para São Paulo.
O Ibope registrou, na partida entre Corinthians e Palmeiras, 41,5 pontos de média, sendo 29 pontos pela Globo e 11,5 pela Bandeirantes. Com esse número, a porcentagem de televisores ligados na partida ficou em 70%.
Com 29 pontos de audiência, a Globo teve o seu segundo maior Ibope no torneio. O primeiro foi na partida entre São Paulo e Corinthians, com 30 pontos de média. A diferença na ocasião era a data do evento, na quarta-feira à noite, quando os números costumam seu maior. Das dez maiores audiências da emissora carioca, apenas a da última rodada foi em um fim de semana.
Já a Bandeirantes ficou com o seu melhor Ibope. Antes, Figueirense e Corinthians ficaram com dez pontos de média. A estratégia da emissora paulista foi adiantar o futebol em sua programação. Com o Band Esporte Clube, o futebol entrou na grade às 14h30.
A audiência do último domingo foi superior ao Ibope apresentado na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2010. A partida entre Goiás e Corinthians também decidia o título do torneio, mas a partida não era um clássico local e o time paulista não se sagrou campeão.
Com o jogo, a Globo conseguiu 26 pontos de média e a Bandeirantes ficou com noves pontos. O evento havia atingido a maior audiência do torneio em um domingo, mas o maior Ibope naquele ano havia sido com a partida entre Atlético Paranaense e Corinthians, em uma quarta-feira.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.