Quarta-feira, 9 de fevereiro. Nesta tarde, no amistoso contra o Brasil, em Wembley, a seleção inglesa se despedirá de sua mais fiel parceira: a Umbro. Fabricante dos uniformes ingleses há mais de 50 anos, a marca aproveitou a data para “alfinetar” sua substituta no posto e antiga dona, a Nike.
A Umbro lançou em sua página oficial no Facebook uma montagem com imagens de detalhes de uniformes que fez para o “English Team” nestes 50 anos. A fornecedora inglesa esteve presente nos momentos mais importantes da seleção local, entre eles a conquista da Copa do Mundo de 1966, em seu próprio território.
A legenda da foto traz a frase “For fifty years, we just did it”, que em português seria algo como “Por cinquenta anos, nós apenas o fizemos”. A frase se refere ironicamente ao famoso slogan da Nike: “Just Do It” (“Apenas Faça”, em tradução livre).
Comprada em 2007 pela Nike por US$ 582 milhões, a Umbro foi vendida pela companhia norte-americana em outubro do ano passado para o grupo Iconic, por apenas US$ 225 milhões. Como parte do contrato de venda, a Nike se apoderou dos principais contratos da Umbro no futebol: Manchester City, Athletic Bilbao, Lille e, principalmente, a própria seleção inglesa; enfraquecendo a nova concorrente.
Confira abaixo a imagem completa publicada pela Umbro: