Patrocinadora local da Copa do Mundo de 2014, a Centauro tem uma característica única entre marcas que fazem aporte ao mundial: trata-se de uma empresa de varejo. Nesse segmento, ela consegue medir como poucas o impacto direto do investimento, graças às vendas relacionadas diretamente ao torneio.
A Centauro mantém otimismo com a Copa do Mundo graças à experiência com a Copa das Confederações. No torneio, usado como teste para os patrocinadores, a empresa conseguiu aumentar as vendas da camisa da seleção brasileira em 500%, em comparação entre maio e junho. Já a Cafusa, bola oficial da Fifa, teve aumento de 120%.
Segundo Ana Paula Grimaldi Roso, diretora de marketing do grupo SBF, que detém a Centauro, a Copa ajuda a empresa a estar na prioridade do consumidor. “A marca quer estar associada a essa emoção. Por isso investiu no patrocínio e na maior campanha de marketing que a empresa já realizou”, afirmou à Máquina do Esporte.
A associação à Copa do Mundo tem sido feita com grandes campanhas, apostando na figura do apresentador Rodrigo Faro. Além disso, há referências diretas ao torneio nos pontos de venda. Recentemente, a empresa fez até exposição de 12 bolas histórias usadas nas Copas do Mundo. A ação rodou por diversas unidades da empresa.
Para o período anterior à Copa do Mundo, a Centauro apostou com frequência no sorteio de ingressos, passando ao consumidor a possibilidade de concorrer após o gasto de uma determinada quantia. “Centauro é a única empresa no varejo esportivo a oferecer como diferencial aos seus clientes a experiência de assistir a um jogo da Copa do Mundo e se planejou para explorar esse atrativo”, finalizou Roso.
As promoções foram recorrentes. Ainda neste mês de junho, a Centauro irá sortear cem ingressos para a final da Copa do Mundo. O consumidor ganha o direito a um cupom a cada R$ 50 em compras. Novamente, Rodrigo Faro foi usado em larga campanha para divulgar a ação promocional.