No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), a Universidade Brasil divulgou que ampliou o projeto que tem como patrocinadora do Corinthians para o futebol feminino e concedeu uma bolsa de estudos para a goleira Patrícia Araújo da Silva. Agora, a atleta terá a oportunidade de fazer faculdade, mais especificamente o curso de Processos Gerenciais a distância.
Inicialmente, a parceria era destinada apenas aos funcionários e pessoas de baixa renda de comunidades carentes e ONGs indicadas pelo clube paulista, por meio do projeto “Esporte com Educação”. A cada vitória, cada gol marcado, cada partida sem sofrer gol e cada rodada na liderança do Corinthians no Campeonato Brasileiro rendem uma bolsa de estudo. No ano passado, foram destinadas 57, e, em 2017, ano do heptacampeonato brasileiro, 102.
Foto: Reprodução
A entrega de bolsas aleatórias ao “Esporte com Educação” para o futebol feminino do Corinthians partiu da extensão do projeto e também do desejo das atletas alvinegras de voltarem à sala de aula. Pelo menos 10 meninas vão realizar o vestibular. Nesta quinta-feira (7), Patrícia Araújo da Silva foi a primeira delas.
“Nossa agenda é muito cheia, com treinos todos os dias e jogos, mas com um pouco de esforço e organização, creio que a gente consiga conciliar. É uma oportunidade única ter uma formação para quando encerrarmos a carreira. Sabemos que o futebol feminino não dá uma base forte como o masculino, por isso é importante ter algo paralelo, que nos dê algo no futuro”, explicou a atleta.
Ela e as outras jogadoras tinham o desejo de fazer Educação Física, mas como esse curso precisa ser presencial de acordo com as normas do MEC, optaram por fazer um EAD (a distância), que desse sustentação e opções de trabalho a longo prazo.
“É importantíssima essa ajuda da Universidade Brasil, pois sem estudo não somos nada. E o Corinthians também tem papel fundamental nisso, pois além de nos oferecer esse curso, também oferece aula de inglês, ou seja, conseguimos nos preparar e sair com uma base para o dia em que não jogarmos mais”, acrescentou Patrícia.
Vale lembrar que, além do Corinthians, a Universidade Brasil também possui parceria com Flamengo e Atlético Mineiro. Com o objetivo de atrelar ao futebol o plano de expansão da marca para futuros mercados, a instituição vem conversando com clubes do Sul e do Nordeste para fechar novos acordos.
“É uma parceria com via de mão dupla, mas o mais importante é a ajuda ao próximo, às pessoas que sempre sonharam em ter um diploma, mas nunca conseguiram. Nós conseguimos transformar isso em realidade”, resumiu Fernando Costa, reitor da Universidade Brasil.