O programa de captação de novos sócios do Vasco entra, a partir desta terça-feira (25), em uma nova fase. O clube busca ampliar a base de filiados que residem fora do Rio de Janeiro, por meio da ação “Vascaíno de Norte a Sul”. Atualmente, o time carioca possui cerca de 50 mil torcedores cadastrados na campanha “O Vasco É Meu”. E, segundo o diretor de marketing da agremiação, Marcos Blanco, 40% vivem fora do Estado do Rio. “Dessa base, identificamos que havia muita inadimplência, então analisamos sugestões e reformulamos o projeto”, explica o dirigente. Entre os sócios com mensalidades em dia, aproximadamente quatro mil estão espalhados pelo Brasil. “Nossa meta é dobrar esse número em curto espaço de tempo”, projeta Blanco. Bem como o rival Flamengo, o Vasco possui, de acordo com o diretor, grande número de torcedores e mercado em potencial no Norte, no Nordeste e em Brasília. Nesses locais, em médio prazo, o clube também pretende criar consulados com embaixadores responsáveis por promover sua marca. Para atrair o público de outros Estados, o Vasco criou um pacote de benefícios. Dentre eles, a assinatura da revista oficial, carteirinha personalizada, desconto de 50% para jogos em São Januário – caso o torcedor viaje para o Rio de Janeiro – e a aquisição de uma camisa oficial por R$ 89,90 após 12 meses de adimplência. O clube, entretanto, terá de superar os maus resultados no futebol para emplacar a campanha. Nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o primeiro após a volta à elite, a equipe somou apenas um ponto – um empate e duas derrotas. “Todo plano de sócios passa pelo momento do time”, admite Blanco.