No jogo entre Vasco e Atlético Paranaense, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, o time de São Januário lançou uma revista de distribuição gratuita para os torcedores que forem ao estádio acompanhar a equipe carioca. Chamada de “Preliminar”, a primeira edição ressaltou em sua capa o acordo fechado com o meia Carlos Alberto.
A empresa parceira responsável pela parte gráfica e distribuição da publicação, a Stadium, comemorou a chegada no clube. Segundo Gustavo Machado, um dos sócios da empresa, “o Vasco é o primeiro clube do Rio de Janeiro a ter esse tipo de informação para o torcedor”.
A Stadium não é uma iniciante nesse processo. Com uma de suas sedes em Curitiba – a outra é no Rio de Janeiro – a empresa mantinha uma revista de mesmo nome para o Atlético Paranaense. Essa “Preliminar” teve 72 edições entre 2006 e 2008, totalizando 1,3 milhão de exemplares distribuídos aos torcedores.
A revista, chamada de match programme, traz informações sobre o time em questão, seu adversário e o campeonato em vigência. No caso vascaíno, ela terá 16 páginas coloridas, com tiragem média de 15 mil exemplares. A ideia, no entanto, é que todos os torcedores possam adquirir um modelo, o que significa que ela pode chegar a 80 mil cópias em jogo de Maracanã lotado.
A Stadium distribui a revista logo na entrada dos torcedores, para que eles possam ler o seu conteúdo antes da partida. Em pesquisa realizada em 2008, com o Atlético Paranaense, foi constatado que a revista tem índice de 92% de contenção.
Para o Vasco, o acordo só envolve a liberação pelo uso de marca. A Stadium fica responsável pela toda a produção de conteúdo e pela prospecção comercial. O clube carioca recebe espaço para publicidade própria e uma porcentagem não divulgada dos espaços vendidos na revista.