O Vasco irá repetir a experiência bem sucedida da terceira camisa, escolhida por sócios por meio de votação realizada em parceria com a Penalty, e irá permitir que os associados escolham o símbolo da terceira camisa da próxima temporada.
As três opções disponíveis remetem à igualdade racial, tema que deve ser explorado pelo departamento de marketing em mais ações. “Ainda estamos planejando o que vai acontecer nos próximos meses, mas iremos trabalhar com esse conceito”, afirma o diretor de marketing, Marcos Blanco.
O Vasco, anos depois de sua fundação, em 1898, teve de enfrentar Flamengo e Fluminense fora de campo para que pudesse escalar atletas negros. A construção de São Januário, em 1927, esteve atrelada às exigências dos rivais, que não queriam jogar contra jogadores negros.
Por trás da escolha, está a intenção do clube de ampliar o quadro social e incentivar sócios-torcedores a se manterem adimplentes. Desde a criação do programa “O Vasco É Meu”, o time carioca conseguiu manter entre 12 e 13 mil filiados adimplentes, número bastante inferior aos 100 mil pretendidos inicialmente.