A Villarta Elevadores, empresa brasileira especializada na fabricação e instalação de elevadores, está empolgada com a chegada de eventos esportivos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, em 2014 e 2016, respectivamente, para elevar a participação nesse mercado brasileiro.
Atualmente, 90% do segmento de elevadores são dominados pela suiça Atlas Schindler, pela alemã ThyssenKrupp e pela americana Otis. Os outros 10% são disputados por outras cinco fabricantes brasileiras, além da própria Villarta, pertencente ao empresário Jomar Cardoso.
“É difícil explicar como conseguimos sobreviver com uma concorrência tão acirrada”, disse o empreendedor ao jornal “O Estado de S. Paulo”. “Esperamos um crescimento ainda maior do que vimos até agora”, completou, em referência aos grandes eventos esportivos.
Nos últimos cinco anos, a Villarta conseguiu ampliar a produção mensal de elevadores de cinco para 20 unidades. Com 200 elevadores fabricados em 2010, o faturamento da empresa no ano passado chegou a R$ 50 milhões. A Atlas Schindler, por exemplo, faz quatro mil elevadores por ano no Brasil.
“Os elevadores são o meio de transporte mais importante do Estado de São Paulo, por exemplo”, assegura Cardoso, calcado em números do sindicato do setor – 25 milhões de pessoas usam esse equipamento diariamente. “Transportamos mais gente do que os ônibus municipais”, concluiu.