Após três semanas de votação, Tom e Vinícius foram os nomes escolhidos para as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralimpícos do Rio, em 2016. Os nomes, que são uma homenagem aos músicos Tom Jobim e Vinicius de Moraes, tiveram 44% da preferência do público. As outras opções eram Oba e Eba e Tiba Tuque e Esquindim.
“Vinícius e Tom são nomes já reconhecidos pelo mundo como sinônimo de excelência, bem de acordo com a marca que queremos deixar com os Jogos do Rio-2016. Além de representar a fauna e a flora brasileiras, nossas mascotes agora também se conectam com o melhor da nossa música. Temos certeza de que elas serão uma inspiração para as crianças”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador da próxima Olimpíada.
Vinicius e Tom foram inspirados na fauna e flora brasileira. “A escolha dos nomes emprega ainda mais brasilidade as nossas mascotes. Elas têm o papel de disseminar as mensagens do evento e os valores dos movimentos olímpico e paralímpico aos diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil”, afirma Beth Lula, diretora de marca do Comitê Rio-2016.