A Visa, patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, lançou uma inovação para ser utilizada durante o evento: o primeiro anel vinculado a uma conta Visa. O anel de pagamento terá fornecido aos 45 atletas da equipe Visa no Rio.
“O primeiro anel de pagamento da Visa coloca a tecnologia de pagamento inteligente literalmente nas mãos de nossos atletas para que eles possam realizar pagamentos de forma fácil e conveniente”, comentou Jim McCarthy, vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas da Visa Inc.
O objeto é compatível com a tecnologia de comunicação por campo de proximidade, o que permite ao usuário fazer compras simplesmente tocando seus anéis em qualquer terminal de pagamento com funcionalidade NFC (Near Field Communication, na sigla em inglês).
O anel, que lembra os anéis olímpicos, utiliza um microchip seguro produzido pela Gemalto e uma antena incorporada compatível com NFC, possibilitando a realização de pagamentos sem contato. Diferentemente de muitos outros dispositivos de pagamento similares, o anel não requer uso de bateria, nem necessita de recarga.
Além disso, ele é resistente à água até uma profundidade de 50 metros. Assim, Missy Franklin, atleta da Equipe Visa e campeã olímpica, pode ir da piscina às compras sem precisar tirar o anel do dedo.
Em evento ocorrido na semana passada, em Nova York, a Visa demonstrou uma versão de protótipo avançada de seu anel de pagamento, que utiliza tecnologia de token. Essa tecnologia substitui informações sensíveis de pagamento, como o número de 16 dígitos do cartão, por um único identificador digital que pode ser utilizado para processar pagamentos sem expor detalhes da conta.