Os torcedores que comparecerem aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro poderão ter mais facilidade na hora de efetuar pagamentos. Pensando no conforto de quem for às competições, a Visa pretende lançar antes do evento um anel com dispositivo para realizar transações financeiras.
O protótipo do anel, desenvolvido em parceria com o designer Henry Holland, foi revelado pela Visa Europe durante a London Fashion Week. A peça possui a tecnologia NFC (Near Field Communication), que possibilita pagamentos por aproximação.
“Um de nossos objetivos para os Jogos é em trabalhar em uma solução wearable que irá permitir aos fãs andarem pelos parques olímpicos e fazerem compras sem a necessidade de carregar suas carteiras. Afinal de contas, o que eles mais querem é curtir a competição sem nenhuma preocupação, principalmente em perder a carteira”, disse Fabricio Migues, gerente de comunicação corporativa da Visa no Brasil.
A tradução literal do termo wearable é “tecnologia vestível”, apesar de não se limitar à peças de vestuário. Na última quarta-feira, a Visa participou do evento Wearable –Moda, Negócios e Tecnologia, que faz parte da São Paulo Tech Week, onde revelou a intenção de desenvolver um produto específico para os Jogos Olímpicos.
“Sem dúvida que os wearables fazem parte dos nossos planos e, para torná-los reais, trabalhamos com diferentes parceiros e, em alguns casos, com designers. Dessa forma, ganhamos força em levar os meios de pagamentos para dispositivos não convencionais, que não são apenas úteis no dia a dia das pessoas, mas que também possuem um apelo junto ao público geral, como são os casos destes anéis”, completou Migues.
A Visa é patrocinadora do Comitê Olímpico Internacional (COI). O contrato é válido até os Jogos de 2020, no Japão. A empresa conserva a exclusividade no serviço de pagamento das Olimpíadas desde 1986.