Você se lembra de um desenho animado chamado Pokémon? Febre entre as crianças brasileiras no início dos anos 2000, seus personagens também quiseram participar da Copa do Mundo: eles estarão presentes na camisa (réplica) da seleção japonesa de futebol.
Fruto de parceria entre Adidas, fornecedora de material esportivo da associação japonesa de futebol (JFA), e Nintendo, companhia de jogos virtuais responsável pelo Pokémon, a ação de marketing almeja atingir o público infantil para alavancar as vendas do produto.
Personagem mais querido pelos pequenos, Pikachu foi o escolhido para se apresentar no uniforme. No Japão, país de origem do Pokémon, a roupa está sendo comercializada por 7,4 mil ienes (aproximadamente R$ 162,00). O modelo, aliás, faz parte de uma série de mercadorias da JFA assinadas pelo desenho animado. Completam a coleção cachecol, camiseta e toalha, entre outros artigos licenciados.
Há alguns meses, a JFA já havia anunciado que os Pokémon seriam os mascotes da seleção durante o Mundial no Brasil. Posteriormente, foram divulgadas campanhas em que os próprios personagens vestiam o uniforme da equipe nacional.
O Japão integra o grupo C da Copa do Mundo. Seus adversários na primeira fase serão Costa do Marfim, Grécia e Colômbia. Os japoneses estrearão diante dos africanos em 14 de junho, na Itaipava Arena Pernambuco, em Recife. Já pela segunda rodada, os asiáticos enfrentarão os europeus no dia 19, na Arena das Dunas, em Natal. Por fim, os orientais encerrarão o estágio inicial contra os sul-americanos no dia 24, na Arena Pantanal, em Cuiabá.