Bicampeão olímpico dos 100 m rasos, dos 200 m rasos e do revezamento 4×100 m rasos, o jamaicano Usain Bolt é um dos nomes mais populares do esporte mundial. No entanto, uma visita dele ao Rio de Janeiro, realizada no ano passado, foi fundamental para abrir o mercado brasileiro ao velocista. Ele voltará ao país no dia 31 de março, mas para competir.
A prova é um projeto conjunto de Dream Factory e X3M Sports, e o modelo de evento foi desenvolvido há dois anos. O intervalo entre a concepção e a realização deve-se basicamente ao mercado.
“Ele veio ao Rio de Janeiro no ano passado, e isso ajudou a despertar o interesse de patrocinadores. A visita dele apareceu em todos os lugares. Durante uma semana, falou-se sobre isso em todos os meios. Ele veio apenas para ações de relações públicas, mas todo mundo percebeu o quanto a presença do Usain Bolt chama atenção”, disse Duda Magalhães, diretor-geral da Dream Factory.
Bolt nunca havia estado no Brasil antes de 2012. Ele visitou o Rio de Janeiro a convite da Puma, empresa de material esportivo que patrocina o jamaicano. A agenda na cidade incluiu passagem pelo Cristo Redentor, passeio de helicóptero e um encontro com o prefeito Eduardo Paes.
Outro fator contribuiu para o evento com Bolt demandar tanto tempo: a atribulada agenda do jamaicano. “Quando ele esteve aqui, conseguimos uma reunião com o empresário dele no hotel. Apresentamos o projeto, e ele adorou”, explicou Magalhães.
A nova visita do atleta ao Brasil será realizada entre os dias 29 e 31 de março deste ano. Ele correrá em uma pista montada na praia de Copacabana, e a meta de Bolt é estabelecer a melhor marca do mundo nos 150 m rasos (ele já é recordista nos 100 m, nos 200 m e no 4×100 m).
“Uma das ideias foi tirar o esporte do habitat natural. O atletismo sempre tem provas em áreas e estádios fechados, e nós achamos que seria legal montar uma pista na praia de Copacabana”, contou Bernardo Fonseca, sócio da X3M.
Até o momento, Caixa e Sesi compraram cotas de patrocínio ao evento. A Gatorade, que é patrocinadora de Bolt, será apoiadora. O Sesi também investirá na transmissão da corrida, que será exibida ao vivo pela TV Globo em rede aberta.
O evento será aberto ao público, com arquibancadas de um lado da pista e areia do outro. Bolt correrá contra o norte-americano Wallace Spearmon, o equatoriano Alex Quiñonez e um brasileiro escolhido em eliminatória agendada para o dia 30.
Os valores das cotas de patrocínio são mantidos em sigilo, assim como o custo do evento. “Mas vai ser um investimento alto, pelo tamanho da estrutura e pelo tamanho da celebridade”, contou Fonseca.